segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CERVEJA: SIM OU NÃO

CERVEJA SIM OU NÃO?

Ela é uma das bebidas mais consumidas no planeta. Escura ou clara: não importa a coloração. O fato é que seus goles podem ser pra lá de benéficos, como revela um estudo realizado recentemente:

Picture
Cientistas da Universidade de Granada e do Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha liberaram o consumo de cerveja para atletas. Os pesquisadores espanhóis recrutaram 16 homens saudáveis, com idade entre 20 e 30 anos. Todos praticavam actividade física regularmente e a silhueta de nenhum deles denunciava a protuberância de uma barriga de cerveja.
Depois de suar a camisa durante 60 minutos correndo em uma passadeira sob uma temperatura ambiente de 35 °C, com um intervalo de três semanas entre cada uma delas. Concluída uma das provas, os participantes mataram a sede com água na quantidade desejada. Numa outra, se reidrataram basicamente com 660 mililitros de cerveja. Antes, logo após e cerca de duas horas depois do exercício, a equipa hispânica analisou uma série de parâmetros, como o nível de hidratação, que poderiam ser influenciados pelo álcool da bebida — ora, sabe-se que essa substância faz o corpo eliminar líquidos.

E não é que a cerveja,passou na prova? Os cientistas constataram que ela foi capaz de restabelecer as perdas hídricas de maneira tão eficiente quanto a água e sem nenhum prejuízo aparente. Em outras palavras, a cervejinha é uma boa maneira de hidratar o organismo após o exercício físico. “Uma lata de 356 mililitros contém 326 de água”. Mas é preciso ressaltar, e os estudiosos espanhóis fizeram questão disso, que o consumo deve ser moderado. “A recomendação diária seria de duas a três latas para os homens e de uma a duas para as mulheres”, contabiliza Juan Ramon Barbany Cairo, professor de fisiologia do exercício da Universidade de Barcelona, que participou do simpósio Cerveja, Desporto e Saúde, no qual foi apresentado o trabalho espanhol.

Mas nem todo mundo engole essa história de cerveja liberada. Muito medicos afirmam que:


“Ela não traz nenhum benefício para atletas ou praticantes de actividade física”.

“Para exercícios com duração acima de uma hora, é importante a reposição de água, carboidratos e eletrólitos, substâncias encontradas em bebidas isotónicas.”

E, para actividades de intensidade moderada a alta, com até 60 minutos de duração, o especialista não titubeia em recomendar aquela fórmula conhecida de todos: H2O. Querelas à parte, o que se sabe é que a cerveja não é só água, não. “Ela é altamente nutritiva “Além de ser fonte de energia e proteínas, é rica em vitamina B, sais minerais e antioxidantes.”

Por falar nisso, a bebida está repleta de flavonoides, poderosos agentes antirradicais livres, moléculas danosas acusadas de semear doenças diversas. Essa substância está por trás da boa fama que o vinho ganhou nos últimos anos, especialmente no quesito prevenção de males cardiovasculares.

“Numa dieta rica em carne branca, frutas e verduras, os benefícios da cerveja são semelhantes aos do vinho”, diz o espanhol Cairo. E vitaminada é um adjectivo que lhe cai bem. A bebida é um manancial de folato, a outra alcunha do ácido fólico, nutriente capaz de prevenir tumores no cólon, na bexiga e nos pulmões, além de afastar a anemia. Tamanho atributo nutricional se justifica: é que o lúpulo e o malte, ingredientes da fórmula da cerveja, contêm doses generosas de folato. Há um senão: o álcool poderia dificultar a absorção da vitamina. Quanto, ainda não se sabe. Mas, para não estragar a festa, o melhor é fazer um brinde à sua saúde!

TEXTO EDITADO POR saude.abril.com.br